Imagem capa - 10 dicas sobre o que vestir numa sessão fotográfica por Lia
Happy | Família

10 dicas sobre o que vestir numa sessão fotográfica



As sessões fotográficas mais bonitas têm sempre uma coisa em comum: uma excelente selecção de roupa. Há várias coisas a que devemos dar atenção para que o resultado final seja harmonioso e apelativo e para que o melhor de cada um de vocês seja captado na imagem. Deixo 10 dicas a ter em atenção na altura de escolher a roupa a usar.




1. Coordenar 

Individualmente, devem escolher roupas confortáveis, que se adaptem ao vosso corpo e que representem o vosso estilo pessoal. Quando em sessões com vários elementos, para além destes atributos, devem tentar coordenar as roupas dos vários elementos para um resultado final mais coerente e interessante. No entanto, é preferível evitar usar demasiado matchy-matchy (como por exemplo, vestirem todos t-shirts da mesma cor e calças de ganga), pois torna-se enfadonho e sem graça. E a última coisa que vocês querem são fotografias iguais às de toda a gente!













2.  As Cores.

O ideal será escolher uma cor e fazer as diferentes combinações com diferentes tons ou texturas (ou até pequenos padrões) da mesma cor. Outra opção será escolher três cores e fazer combinações com essas cores (branco, preto e cinza não contam e podem ser usadas no conjunto).









Outra opção será escolher três cores e fazer combinações com essas cores (branco, preto e cinza não contam e podem ser usadas no conjunto), o que poderá incluir pequenos padrões com essas cores.











3. O Local

O cenário onde vamos fotografar vai influenciar o estilo de roupa a usar. Fotografar na praia, no campo ou na cidade tem uma vibe completamente diferente. O local também pode influenciar as cores a usar. Se souberem à partida  em que o cenário vão fotografar, podem escolher de acordo com isso e puxar ainda mais pela beleza da envolvente... e pela vossa, claro! Cores brilhantes são favorecidas na cidade onde predominam os cinzas e castanhos. Dica extra: o amarelo funciona sempre bem ;)










4. Texturas e Camadas

Brincar com estes dois elementos traz movimento e diversidade à fotografia, uma vez que eles permitem uma maior variedade nas opções de posturas. Um exemplo: já viram como o vento a bater nos vestidos cria movimentos fabulosos e como a sobreposição de camadas oferece mais opções para o que fazer com as mãos (que é aquilo com que a maioria das pessoas se debate na hora de posar para a fotografia)?




5. Padrões

Não são completamente proibidos, mas devem ser limitados. Se amarem padrões, optem por usar padrões pequenos. Devem evitar roupa com letras, números e grandes logótipos, pois os nossos olhos tendem a tentar perceber a mensagem (que, na maioria das vezes vai ficar distorcida porque vocês não são as manequins das montras das lojas de roupa e vão estar em movimento!). Acima de tudo não tenham medo dos padrões e se for a vossa escolham, assumam-nos em toda a sua glória.











6. Acessórios

Acessórios como chapéus, jóias, lenços, suspensórios são ideias para trazer aquele extra que confere personalidade ao look e que torna a imagem final ainda mais interessante.






7. Estilo

Pode ser formal, desportivo, gala, campestre, náutico… o que a imaginação vos ditar, mas deve combinar com o local escolhido e ser uniforme entre todas as pessoas presentes na fotografia.










8. Calçado

Às vezes, basta um par de sapatos fabuloso para construir um look soberbo. Optem por calçado confortável, que vos permita estar à vontade e que revele a vossa personalidade. Um conselho: ténis, apesar de serem a coisa mais confortável do mundo, raramente são fotogénicos.






9. Atitude

Sejam arrojados, aproveitem este momento para usar roupas de que gostam mas que normalmente não vestem no dia a dia, roupas com energia, movimento e que, acima de tudo, vos façam sentir bonitas, confortáveis e confiantes. Se tiverem dúvidas, sigam o lema da Marie Kondo e respondam à questão…   does it spark joy?










10. E por fim...

E, se depois de colocarem em prática todas as dicas, ainda tiverem dúvidas, podem sempre discutir as vossas escolhas comigo, enviando fotos das roupas e combinações escolhidas. E podem espreitar o meu Pinterest board, que actualizo regularmente, para inspiração do que vestir na sessão.

Acima de tudo, importa que se sintam bonitos e confiantes, e que as vossas fotografias tragam ao de cima o que de melhor há em cada um de vocês. 


Vamos fazer memórias bonitas?