Imagem capa - Como fotografar o vosso dia a dia e contar a história da vossa família por Lia
fotografia documental Happy | Família

Como fotografar o vosso dia a dia e contar a história da vossa família


O tempo não pára e os miúdos continuam a crescer a uma velocidade que não se compara com o mundo parado lá fora. Este é um momento histórico da nossa vida que merece ser documentado. As nossas sessões estão limitadas, por agora, mas não quero que deixem de ter fotografias da vossa família. Para vos ajudar a fotografar em casa, deixo-vos os passos e várias dicas para fotografarem o vosso dia-a-dia e contarem a história da vossa família.


Primeiro passo: Simplifique a escolha do material 

Documentar os momentos do vosso dia-a-dia de forma espontânea e genuína exige essencialmente atenção e rapidez de resposta. Entre máquina fotográfica compacta, uma máquina reflex (profissional ou semi-profissional) ou o telemóvel, escolha a ferramenta com a qual se sinta mais à vontade, que seja mais simples e prática de usar e que consiga ter sempre por perto. Mais importante que a qualidade fotográfica, vai ser a emoção que conseguir captar e a história que lhe permite contar.





Segundo passo: Muita paciência nessa hora 

Para captar momentos e emoções reais e retratar de forma honesta o vosso dia a dia, devem limitar a vossa interferência ao mínimo. Quanto menos intervierem no ambiente e nos sujeitos, a pedir poses e sorrisos, mais verdadeira vai ser a vossa história. Ao longo do dia, as crianças vão ter várias fases, nem sempre vão estar bem dispostas e vai haver alturas com birras… tenham muita paciência e captem todas essas emoções. O mesmo se aplica à casa, nem sempre vai estar arrumada e está tudo bem na mesma, não tenham receio e captem a cena como ela é. No final, o resultado são as particularidades das vossas personalidades, das vossas interacções a contar a história da vossa família neste momento, tal como são, tal como o viveram. E isso para mim é poesia. 





Terceiro passo: o que fotografar

À partida, tudo é passível de ser fotografado, porque até a forma como reagimos a momentos mortos contam um bocadinho de quem somos. Mas se tiverem dificuldade em visualizar o que podem fotografar comecem pelas rotinas do dia-a-dia como tomar banho, fazer as refeições, arrumar a casa, brincar, estudar, dormir. Também podem promover actividades como fazer um bolo, cozinhar, jogar às cartas, contar uma história. Ao estarem entretidos com uma actividade mais naturalmente vão surgir as personalidades e interacções familiares e mais fácil é contar a vossa história.





Quarto passo: Compor a fotografia

Como já tínhamos visto, captar o momento é o mais importante; no entanto, se estivermos atentos a alguns pormenores e usarmos regras de composição, podemos tornar a fotografia mais apelativa. Diferentes ângulos, perspectivas e distâncias vão acrescentar diversidade fotográfica para contar a história. Algumas dicas práticas:

- podemos usar a perspectiva do adulto, ou baixarmo-nos à altura da criança e explorar o ambiente pelos seus olhos.

- explorar diferentes ângulos de uma mesma cena ou objecto.




- podemos fotografar o pormenor das mãos da criança a brincar com um objecto, ou afastarmo-nos incorporando o ambiente fornecendo contexto à fotografia




- limpar o fundo da imagem para diminuir o ruído visual e tornar a mensagem mais clara. Em algumas fotografias, vamos querer cortar alguns elementos que não estão a contar ou a contribuir para contar a história. Nestes momentos, podemos aproximar mais para cortar esses elementos, ou baixarmo-nos para ter uma nova perspectiva que elimine esses elementos do enquadramento.

- Usar algumas regras de composição como a regra dos terços, usar o poder das linhas e das diagonais (dirigem o olhar), incorporar o espaço negativo (permite à fotografia respirar) procurar simetrias (mais agradáveis ao olhar) e colocar os sujeitos em molduras naturais (janelas, espelhos,..), são alguns exemplos fáceis de aplicar.






Quinto passo: Acção 

A fotografia aprende-se e melhora-se praticando e testando muito. Comece já hoje: com muita paciência, pegue na máquina, promova uma actividade e treine o seu olhar fotográfico.




Aquilo de que falei aqui são as bases da fotografia documental, uma experiência fotográfica que em breve vou disponibilizar para as nossas sessões. Estas sessões pretendem acompanhar e retratar o dia-a-dia genuíno e verdadeiro da vossa família - no fundo, contar a história da vossa família com menos intervenção e mais sensibilidade. Se quiserem receber mais informações sobre estas sessões, por favor deixem-me uma mensagem. Se aceitarem este desafio, por favor, partilhem comigo as vossas imagens por mail, ou identifiquem-me nas vossas partilhas. Vou adorar ver as vossas fotografias!