Imagem capa - O que é Fotografia Documental de Família? por Lia
fotografia documental

O que é Fotografia Documental de Família?

Como o nome indica, a fotografia documental de família tem como principal objetivo documentar o que é real, neste caso particular, captar a realidade de uma família. Apesar dessa verdade não poder ser alcançada na sua plenitude por diversos fatores, o que se pretende com este estilo de fotografia é documentar o que está a acontecer sem interferir no momento ou direcionar pedindo poses ou dando indicações do que fazer.

Diferente das sessões de família  que normalmente faço, as chamadas sessões lifestyle, que têm uma duração reduzida, e que acontecem em locais externos escolhidos pela própria paisagem e onde tentamos fazer fotografias mais curadas, o registro documental vai registar o dia-a-dia da família tal como ele é. A sessão alonga-se no tempo para poder acompanhar a rotina da família, seja captando a preparação das refeições, as brincadeiras com os filhos, a ida ao supermercado, os passeios, etc. - no fundo, a essência de família que é única e particular em todas as suas singularidades. Este tipo de reportagem permite que tudo aconteça de forma genuína e espontânea, as dinâmicas familiares e personalidades de cada membro da família são realçadas e os momentos rotineiros tornam-se mágicos e cheios de significado. O resultado é a história da vossa família neste momento, tal como ela é, tal como o viveram. E isso, para mim, é poesia.


Clique na imagem





Porque fazer uma sessão documental de família? 

Este registo é um registo único da vossa família. Acredito que são as pequenas coisas que fazemos todos os dias, de forma consistente, que nos definem. A forma como colocamos os pés quando estamos sentados, a posição em que ocupamos o sofá a ler um livro, como brincamos com os filhos, o ar concentrado com que preparamos as refeições, a birra épica do sono, a gargalhada na hora das cócegas, o ar divertido quando contrariados e tantas outras pequenas coisas (e grandes, também) que nos caracterizam e refletem a nossa personalidade, que descrevem a nossa dinâmica familiar. Todas essas coisas merecem ficar registadas.

Nestas sessões, irei acompanhar as vossas rotinas, durante um dia inteiro ou uma tarte, de forma a conseguir captar a essência da vossa família. Não vão ter de se preocupar com nada, não vão ter de fazer nada diferente do que fazem nos outros dias. Se as crianças estão com o look perfeito ou estão de birra, se a casa está arrumada ou não, são questões que não são importantes. A ideia é serem vocês próprios, sem que haja uma encenação. Eu, deste lado, vou captar os momentos da forma mais bonita e honesta, e contar a história da vossa família, neste momento, para que um dia possam olhar estas imagens e sentir: estes somos nós.

 Investimento a partir de 320 €, mais informações aqui.






podem ver mais imagens de sessões documentais seguindo o portfolio